COMPREENDENDO O TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO (TOC)


O TOC ou Transtorno obsessivo-compulsivo é um quadro clínico que acomete entre 2 a 3 % da população. A primeira vista o que fica mais evidente no transtorno é a necessidade de realizar comportamentos repetitivos ou desnecessários e que causam níveis variados de desconforto e ansiedade. O TOC é um distúrbio emocional que vai ter sua origem nos pensamentos, especificamente nos pensamentos obsessivos (ou intrusivos). É exatamente a relação entre pensamentos obsessivos e as compulsões que fazem com que uma pessoa desenvolva tal tipo de problema.

Mas o que seriam pensamentos obsessivos e compulsões?

Pensamentos Obsessivos, obsessões ou pensamentos intrusivos.

Pensamentos obsessivos são pensamentos automáticos geralmente representando algo com conteúdo absurdo ou extremamente desagradável para pessoa ao ponto de provocar ansiedade. São considerados obsessivos porque aparecem com muita freqüência e de forma persistente. E são intrusivos porque surgem mesmo a contragosto do sujeito. Por serem pensamentos que causam ansiedade acabam provocando uma reação comportamental que tem por objetivo diminuir a ansiedade (fugas). Esses comportamentos passam a ser tão frequentes quanto as obsessões e a ocorrência de um está atrelada ao outro. Esses comportamentos são chamados de compulsões.


Compulsão ou comportamento compulsivo

Compulsão é qualquer comportamento que passa ser utilizado para se livrar ou fugir de um pensamento obsessivo. No caso de quem tem pensamentos obsessivos em relação à limpeza, a compulsão seria lavar o local físico ou alguma parte do corpo que se pensa estar contaminado. Outras pessoas podem desenvolver rituais de contagem (contar número em seqüência), por acreditarem que isso evitará que algo de mal aconteça a algum familiar, por exemplo. Na verdade qualquer comportamento cotidiano pode se transforma em uma compulsão se ficar associado a um pensamento obsessivo tendo uma finalidade de diminuir a ansiedade deste.


Funcionamento do TOC

O esquema a seguir mostra como funciona e se retro-alimenta o ciclo do transtorno.